18:30 - 19:30
Cocktail Verde de Honra
21:30
Mostra Antropologia e Cinema I
18:15 - 20:00
Atividades na cidade
18:30
Inauguração da Exposição Abrir os caminhos: cura, materialidade e cores nas igrejas Zione em Maputo, Moçambique de Giulia Cavallo, na ADORN
21:00
Mostra Antropologia e Cinema II
16:00
Mostra Antropologia e Cinema III
17:00
Conferência “A Antropologia Vai ao Futebol”, com Carmen Rial
18:15 - 20:00
Atividades na cidade
20:00 - 21:30
Espetáculo de Teatro - As Fillas Bravas de Momán
20:00 - 22:00
Jantar Final do Congresso
22:00 - 01:00
Festa de Encerramento do Congresso
‘O Museu do Traje de Viana do Castelo, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que incorpora bens culturais e os valoriza através da investigação, inventário, conservação, exposição e interpretação, divulgando os bens representativos da natureza e do homem alto-minhoto, com a missão de estudar a cultura popular, de salvaguardar e desenvolver o património e de educar, no verdadeiro sentido dinâmico de criatividade e cultura.’
Mais informações [AQUI]
O museu mantém-se extraordinariamente aberto para os participantes da APA, que deverão apresentar o seu crachá.
‘O Museu de Artes Decorativas, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que incorpora bens culturais e os valoriza através da investigação, inventário, conservação, exposição, interpretação e divulgação contribuindo para a constituição e transmissão da memória de um povo e da sua identidade. Tem ainda por missão salvaguardar e enriquecer o património e educar os públicos no sentido da sua defesa, criatividade e cultura.’
Mais informações: [AQUI]
O museu mantém-se extraordinariamente aberto para os participantes da APA, que deverão apresentar o seu crachá.
Gonçalo Maia Marques é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores, onde é coordenador do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico Foi professor na Universidade do Porto (FLUP), na Universidade do Minho (Instituto de Educação), na Universidade Portucalense, no Instituto Universitário da Maia e no Instituto Politécnico da Maia. Venceu o Prémio de História Alberto Sampaio da Academia das Ciências de Lisboa (2023). Foi bolseiro de doutoramento na Fundação Calouste Gulbenkian (2009-2011). Licenciado (2006) e doutorado (2011) em História pela Universidade do Porto. Possui o Curso de Especialização em Ensino de História pela mesma instituição (2007) e o Curso de Ciências Documentais, variante Arquivo, pela Universidade Portucalense (2008). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2018). É Investigador do INED (Centro de Investigação e Inovação em Educação). Tem vários livros, capítulos e artigos nacionais e internacionais publicados nas áreas da Educação Histórica e Patrimonial, História e Civilização da Vinha e do Vinho, Gastronomia, Turismo e Património Cultural na sua relação com o meio local e social.
‘Conhecida por “Cidade Velha de Santa Luzia”, o registo da existência destas ruínas remonta, pelo menos, ao século XVII. Mas será no século XIX que se iniciam as primeiras escavações, consolidadas já no século seguinte [...] constitui um notável exemplar dos povoados fortificados existentes no Noroeste Peninsular, tanto pela sua dimensão, como pelo planeamento urbanístico, tipologia construtiva e caráter defensivo [...] este povoado castrejo teve uma ocupação duradoura e é um dos mais conhecidos e importantes para o estudo da proto-história e romanização do Alto Minho’.
Mais informações [AQUI]
A visita inclui a subida no Elevador de Santa Luzia (funicular) oferecida pela organização do Congresso e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Olga Matos é Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, investigadora integrada no Lab2PT, da Universidade do Minho e investigadora no REMIT, na Universidade Portucalense. Doutorada em Arqueologia pela Universidade de Coimbra, os seus interesses incluem a Arqueologia e o Património, a Interpretação e Gestão de Sítios e Monumentos e o Turismo Cultural e Criativo.
Mais informações [AQUI]
Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros.
Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00.
Mais informações [AQUI]
Paralelamente ao congresso decorrerá na cidade de Viana do Castelo o XXVII - Festival de Folclore Internacional ALTO MINHO, do qual destacamos a gala de abertura e a gala ‘Abraço de Culturas’ , respectivamente dia 15 e dia 18 de Julho, na Praça da Républica.
Mais informações [AQUI]
powered by eventQualia